Educação pra mim, é um assunto caríssimo. Fundamental. A educação é a base do que somos. Tanto a educação do berço, que recebemos em casa, como a educação formal, nos bancos das escolas e faculdades. O fato é que com a pandemia, essa educação acadêmica, que eu dediquei praticamente a minha vida, tem ficado comprometida.
Hoje estamos vivendo uma grande questão que é a volta ou não às aulas presenciais. E aí?
Imaginem que essa educação, que é tão importante não apenas para a aquisição de conhecimento, mas também tem um papel social que é imensurável. Quantas crianças que dependem da alimentação dada nas escolas, estão sendo prejudicadas?
Por outro lado, existe uma situação delicada, de todos professores e profissionais da educação. Muitos deles fazem parte de grupos de risco. Eles vão depender de uma série de equipamentos e procedimentos que garantam a segurança deles para as aulas poderem voltar.
O convívio das crianças, que é tão importante para a construção do ser humano. As trocas, as oportunidades de aprender com o outro. São tantas riquezas vividas em sala de aula. Mas ao mesmo tempo, estamos acelerando o uso da tecnologia, de uma maneira que vai deixar consequências positivas também. Porém não podemos esquecer que nem todos tem acesso a ela.
A questão de voltar ou não às aulas é muito delicada, complicada. Não é uma decisão simples.
Eu acredito que existem muitas saídas e que nós como sociedade, ou como profissionais da área da educação e da saúde, precisamos de uma aproximação grande para construir essas soluções.
É um momento delicado, mas que precisa da reflexão de todos, é momento de mudança de muitos comportamentos e de muitas crenças. Eu acredito que o grande aprendizado desse momento, é que estamos tendo a oportunidade de evoluir de mudar e com tudo isso, ali na frente, sairmos melhores, mais preparados.